quarta-feira, 15 de junho de 2011

O PRIMEIRO TELEFONE NO BRASIL

                                                O PRIMEIRO TELEFONE NO BRASIL
Na casa de D. Pedro II, mas há uma hsitória que pouquíssima gente conhece:

" O ano era 1876. Comemorando o Centenário da Independência norte-americana, estava se realizando em Filadélfia um grande evento, onde eram apresentadas ao mundo várias novas invenções, entre elas o telégrafo musical, a máquina tipográfica impressora, uma supermáquina a vapor e até mesmo a luz elétrica!

O inventor do telefone, Alexander Graham Bell, estava lá para demonstrar a sua invenção. Mas, coitado... o stand dele era no final da feira e o calor era tanto que as pessoas passavam direto. A invenção de Graham Bell ficou às moscas durante mais de seis semanas!

Mas no dia 25 de junho de 1876 aconteceu uma reviravolta: quem visitava a feira era nada menos que o Imperador do Brasil, acompanhado de uma grande comitiva!
D. Pedro II olhava todas as invenções com a maior atenção. Até que...

Quando viu Graham Bell, D. Pedro o reconheceu: é que os dois já haviam se encontrado antes, quando D. Pedro assistiu uma aula sua para surdos-mudos. Foi aí que as pessoas pararam para olhar: se o Imperador do Brasil estava cumprimentando aquele inventor, ele devia ser importante!

D.Pedro, a seguir, olhou para o estranho invento de Graham Bell. Para que serviria aquela estranha geringonça? E o inventor explicou como era o princípio do telefone, e se propôs a fazer uma demonstração para o monarca

A seguir Graham Bell foi para um canto do salão segurando um dos aparelhos e D. Pedro ficou escutando no outro. E Graham Bell disse: "To Be or not to be, that is the question"! Espantado, D. Pedro pronunciou a célebre frase: "Meu Deus, isto fala!"

A partir daí, Graham Bell não teve mais problemas para divulgar seu invento. As mesmas pessoas que o ignoravam antes passaram a ser seus admiradores. Começava a era do telefone!

Quanto a D. Pedro, voltou para o Brasil e já no ano seguinte instalava o primeiro telefone no seu palácio, que tinha uma linha direta com o então Ministério da Guerra e também linhas para outras partes do palácio. O resto, todos nós já sabemos" (excerto de http://www.oifuturo.org.br/espacocultura…

O Brasil foi o segundo país do mundo a ter telefones e D.Pedro II financiou as pesquisas de Graham Bell para aperfeiçoamento do telefone, (fez uma encomenda de 100 aparelhos para o Brasil).

Dom Pedro II no Brasil trocava correspondência com Louis Pasteur, Alexander Graham Bell, Richard Wagner dentre outros, ou seja a afinidade entre eles era enorme.

Que grande brasileiro era D.Pedro II!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário