quinta-feira, 7 de julho de 2011

comunicação, o PX

Apesar dos modernos equipamentos de comunicação, 

o PX continua sendo um companheiro nos trechos de longas distâncias para matar as horas de solidão que acompanham o motorista durante a viagem.

Evilazio de Oliveira


Os conhecidos transceptores de rádio que hoje equipam a maioria dos caminhões que rodam nas estradas brasileiras – os populares PX, que operam na faixa do 11 metros, a Faixa do Cidadão – se constituem num acessório quase obrigatório em termos de segurança e lazer do carreteiro, muito embora poucos obedeçam a legislação para o uso desse tipo de equipamento de comunicação e, também, criticado pela linguagem imprópria que predomina nas trocas de mensagens.

Clique para ampliar a imagemLiberado para utilização no Brasil na década de 70, a Faixa do Cidadão está sujeita a uma série de exigência da Anatel - Agência Nacional das Telecomunicações, que controla a origem, o modelo e a potência do equipamento, além da habilitação do operador, que tem um prefixo próprio e pago taxas pelo uso da freqüência de rádio. No começo era assim, . Os adeptos do radioamadorismo foram os primeiros usuários, passando logo depois para os taxistas e os carreteiros. E com a proliferação de equipamentos contrabandeados, a necessidade de licença foi tornando-se cada vez mais ignorada. Hoje são poucos os operadores legalizados utilizando os 11 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário