sexta-feira, 16 de março de 2012

Sabidamente Diploma

Sabidamente Diploma é um documento que certifica/atesta que alguém fez por merecer tal título,sobre o qual se refere.Evidentemente o interessado terá de cumprir certos requisitos/etapas para obtê-lo. No Radioamadorismo,atualmente,existem mais de 3100 Diplomas/Certificados/Placas que são expedidos por mais de 120 países.Existem uns que são extremamente fáceis de serem conquistados,enquanto outros são quase que impossíveis,tamanha as dificuldades. A "caça" aos Diplomas é uma atividade estimulante pois proporciona ao "caçador" oportunidades interessantes.À medida que se vai avançando, e conseguindo cumprir as exigências,percebe-se um incremento significativo na prática operacional,ou seja,aumenta-se o conhecimento,adquire-se mais experiência. 


COMO CONSEGUIR UM DIPLOMA?
Ted Melinosky(K1BV)comercializa um "Directory"(espécie de Guia) anual,acessível à qualquer interessado em adquirir informações atualizadas sobre Diplomas para Radioamadores.Neste "Guia" encontra-se uma lista simplesmente enorme,por países,que contém todas as informações básicas sobre os Diplomas,informando condições para habilitação,custos,endereços e outros detalhes. Acesse http://www.dxawards.com adquira um exemplar,pois vale a pena,e boa caçada. 


QUAIS OS DIPLOMAS MAIS IMPORTANTES?
Aqueles que você assim os julgar.Porém,o DXCC(
DX Century Club), expedido pela ARRL(The American Radio Relay League Inc.),inquestionávelmente,é o Diploma mais importante e respeitado,no meio Radioamadorístico Internacional.Ter um DXCC é motivo de orgulho. A título de curiosidade:Você sabia que existem menos de 4500 DXCC,em fonia,na banda de 40 metros,expedidos até hoje,no Mundo?Em contra-partida,em fonia,na banda de 10 metros,já foram expedidos mais de 32.100. Existem várias versões para o DXCC(CW,Fonia,RTTY,Satélite,etc.)e os cartões QSL devem ser enviados para um Radioamador,autorizado pela ARRL,para checá-los. Dos Diplomas patrocinados pela revista CQ (CQDX, USA-CA, WAZ, WPX, etc.)destaca-se,por exemplo,o WAZ(Worked All Zones) por exigir contato confirmado com as 40 zonas do Mundo. O Programa IOTA(Islands On The Air) disponibiliza uma série de Diplomas que são respeitadíssimos pelos Europeus e considerado,por muitos DXistas, como um dos Diplomas mais cobiçados.O verdadeiro "favorito" do meio. O IOTA é muito popular.Muitas das vêzes,envolve a "ativação" de ilhas que nunca foram "trabalhadas" ou são "ativadas" em grandes intervalos de tempo. A idéia do IOTA é a operação DX em Ilhas ou Arquipélagos.As ilhas estão lá,aguardando seus "visitantes". E visitá-las(entenda-se como montar uma estação Rádio e colocá-la "no ar" por um curto,porém intenso,período de tempo.) torna-se,em muitos dos casos,uma tarefa difícil, arriscada e perigosa. Para não falar dos diversos tipos de dificuldades por que passam os operadores, quer pessoalmente, quer nos percalços da organização, administração, viagens, etc.etc.. Em 2004,o Sébastian(F8DQZ) ativou, pela primeira vez, a ALCATRACK ISLAND(AF-096).Esta ilha, habitada,fica na República da Guiné, África. O indicativo utilizado foi o 3XDQZ/P. Atenção:Não confundir com 3XD02/P,também operada pelo Sébastian, KASSA ISLAND(AF-051),ativada em 2003, também na República da Guiné. 


O WAS(
Worked All States),da ARRL,é para os que consequirem trabalhar cada um dos 50 estadosNorte-Americanos.
A IARU(
International Amateur Radio Union)emite o WAC(Worked All Continents) para quem trabalhar os seis Continentes do Mundo. Este Diploma possui várias aplicações. 


ALGUMAS SUGESTÕES
Mantenha-se atualizado com a lista da ARRL sobre os indicativos (Países e Ilhas)considerados como válidos para a conquista de alguns Diplomas(DXCC,por exemplo).Tenha em mente que Países são mais de cem porém,somando-se indicativos de Países e Ilhas,totaliza-se mais de trezentos. Adquira um Mapa Azimutal e oriente corretamente as suas Antenas. Deixe uma lista com os indicativos(e,se possível,com os respectivos graus)de cada País ou Ilha, à mostra,para facilitar a identificação na hora de fazer girar o Rotor. Observe os horários versus as bandas à serem trabalhadas.Por exemplo:Na banda de 40 metros a atividade de DX começa no finalzinho da tarde.Já na banda de 20 metros,pode-se fazer contatos à qualquer hora do dia. Observe,abaixo,alguns exemplos de contatos realizados.Compare,atentamente,Países,Bandas e os Horários(sempre em UTC).


LU6FL Argentina 3.8 Mhz 10:20 UTC
VP8LP Falkland Isl. 28 Mhz 16:19 UTC
VP8LP Falkland Isl. 7 Mhz 00:22 UTC
AG4DO U.S.A. 7 Mhz 01:22 UTC
KH6LJ Hawaii(USA) 28 Mhz 22:05 UTC
W1ZY New York(USA) 14 Mhz 00:08 UTC
ZD8I Ascension Isl. 7 Mhz 00:05 UTC
ZD9BV Tristan da Cunha 28 Mhz 12:27 UTC
DL4HRH Alemanha 7 Mhz 23:39 UTC
DL9BCR Alemanha 21 Mhz 15:20 UTC
DL4PY Alemanha 28 Mhz 18:23 UTC
JA5WNH Japão 7 Mhz 09:25 UTC
JI5DWP Japão 14 Mhz 09:35 UTC
JA2KSI Japão 28 MHz 23:20 UTC
BY4BZB China 21 Mhz 19:03 UTC
V73MJ Marshall Isl. 7 Mhz 06:19 UTC
YC1CIC Indonesia 7 Mhz 22:53 UTC
YC4VD Indonesia 28 Mhz 01:39 UTC
VK2RO Australia 14 Mhz 09:10 UTC
JT1CO Mongólia 14 Mhz 10:31 UTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário