domingo, 4 de março de 2012

COMO SE TORNAR UM RADIOAMADOR

COMO SE TORNAR UM RADIOAMADOR
 Para se tornar um Radioamador no Brasil é necessário que se obtenha o C.O.E.R. - Certificado de Operador de Estação de Radioamador e para que se possa instalar uma estação de Radioamador em sua casa é necessária a obtenção da Licença de Funcionamento de Estação de Radioamador. Tanto o Certificado de operador como a licença de funcionamento são obtidos através da realização de provas sobre conhecimentos da Legislação pertinente ao Radioamadorismo e/ou conhecimentos técnicos de radioeletricidade e telegrafia. Essas provas, atualmente são realizadas pela Labre - Liga de Radioamadores Brasileiros - através de um acordo firmado entre o Ministério das Comunicações e a referida entidade de classe em todo o país.

Atualmente o Radioamadorismo está classificado em três classes, representadas pelas letras C, B e A. Sendo que nas provas de admissão os conhecimentos são exigidos à saber :

Classe C: Legislação e Telegrafia,

Classe B: Legislação, Telegrafia e Radioeletricidade,

Classe A: Legislação, Telegrafia, Radioeletricidade e ter permanecido no mínimo um ano na Classe B.

A LABRE - Liga de Radioamadores Brasileiros que possui Diretorias em todas as capitais do Brasil tem disponíveis cursos e apostilas que contém as matérias exigidas nas provas.

Cada estação de Radioamador possui um INDICATIVO DE CHAMADA, composto pelo prefixo e sufixo.O prefixo indica a localização geográfica da estação, exemplo:

PY1AA - PY indica Brasil,

PY1 = PREFIXO (Seguido de uma Região, no caso 1, Rio de janeiro/Espírito Santo)

ABC = SUFIXO 
Outros prefixos: PY1: Rio de Janeiro, PY2: São Paulo, PP8: Amazonas, PQ2: Tocantins, PP1: Espírito Santo, etc.Exemplos de prefixos de outros países : DL, DG, DK etc: Alemanha, W, K, A, N: Estados Unidos, HB9: Suíça, ZS: África do Sul, etc.

Se voce tem interesse em entrar para o mundo radioamadoristico, va ate a Home Page da anatel e informe-se sobre os locais de realizacao de exames de adimissao ao Radioamadorismo de sua região.
"O radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais. Além dos "bate-papos" e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões, por exemplo, no interior da Amazônia ou da Savana Africana. ”                

Nenhum comentário:

Postar um comentário