terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

RADIOAMADORISMO & CW

 RADIOAMADORISMO & CW
Nas decadas passadas eramos um meio de comunicação para vizinhos que não dispunham de telefones fixos, éramos pessoas distintas e com reconhecimento pela sempre boa vontade de ajudar, eramos sempre solicitados para ajudar em momentos de crise ou catastrofes ou mesmo estavamos presentes pois sometne vias nossos radios era possível ter NOTICIAS das regiões isoladas nesses eventos.
Ter um vizinho radioamdor era segurança para todos, era certeza de conseguir um remédio importado ou de poder achar um aprente distante, sempre tinhamos serviços a oferecer.
A um tempo atraz um pouco mais recente, eramos os únicos que falavmos sem fio com "pequenos" aparelhos ate de nossos carros, repetidores lincados com a rede telefonica era uma das azeitonas da empada de muito poderoso que se tornava radioamdor para utilizar dessa "facilidade" e falar com a familia, muitas familias eram todos radioamdores para poder usar também desta tecnologia que até então era somente nossa...
O tempo passou, o mundo evoluiu, e esses nosos serviços quase todos foram "engolidos" pela internet e pelo celular,
Com a entrada do Celular houve uma grande queda no número de radioamdores no VHF e no geral, com a libertação dos fios pelo celular, essa revolução entrou como uma bomba e sobrevivemos.
A Internet Roubom nosso estátus de serviço aos vizinhos, e recentemente com o ICq, depois MSN, Skype, google talks, e mais recentemente coma s redes sociais, hoje quando pensam em ajudar a uma catastrofe com donativos ninguém pensa mais no radio amador para divulgar nas demais regiões, vai todo mundo para o Facebook ( vide jan/2011), porém ainda sobrevivemos, e diferente do caso do celular, não estamos perdendo em números de radioamdores pelo contrário estamos crescendo.
Sabe, começo a achar que o radioamadorismo e IMORTAL!! rsrs, mais não é, a nossa "criptonita" esta escondida dentro de nós mesmos, pois a única coisa que pode destruir o radioamdorismo somos nós mesmos, com a morosidade, com a apatia, com a falta de trabalho.
Com meu respeito aos radioamdores mais antigos, recebemos um legado terrível das gerações passadas de radioamadores que, sem a menor intensão de o fazer, fecharam as portas e elitizaram o serviço, pois na época era realemnte um "serviço de elite" e para entrarmos nele deveriamos no mínimo ser indicado,(assim como em uma sociedade secreta rsrs), muitos tiveram vantagens pessoias sendo radioamdor, sendo presidentes de associações, sendo representantes ou mesmo sendo somente radioamador pois detinha o poder da comunicação, e não desejavam que esse poder fosse distribuido.
Alguns abnegados tomaram o caminho diferente e foram visionários divulgando o Hobby e dando maior popularidade, mais eram minoria.
A geração seguinte a essa resolveu fazer o contrário, pois já que fechar as portas não deu certo vamos então abbrir e popularizar a qualquer custo, fazer o milagre brasileiro da multiplicação dos radioamdores, assim estaremos salvando da extinção... (já estava no radio nessa época no finalzinho mais já estava rsrs).
Ai foi a verdaderia "ABERTURA DA PORTEIRA" aonde passou de tudo, aonde encontramos de tudo aodne as "exigencias" ficaram para segundo plano, período aonde tudo era válido para que o radioamdorismo não acabe, ate mesmo chops duplos, provas sem provas etc... período negro não?
Na verdade a nossa história se confunde com a história da nossa democracia, saimos da Censura para liberdade e da liberdade para libertinagem, crescendo e aprendendo, so não podemos e deixar que o passado seja esquecido pois nosso erros e acertos nele presentes mantém o nosso aprendizado, se o esquecemos tudo vai embora junto.
Depois de muito devaneio e um pouco da história ( boa parte dela não vivenciei somente escutei), usei um pouco dessas informações apra situar os mais novos e que aidna não conhecem o passado politico do radioamdorismo, possam também tomar conhecimento dessas passagens, apra que não fiquem achando que a exclusão do CW vai ser a salvação, nem ela nem nada disso resolvera esse nosso legado de falta de trabalho de divlgação, de portas fechadas e de libertinagem.
O que temos que fazer e arregaçar as mangas e mostrar que o radioamdorismo ainda está vivo e atuante, que é um hobby vibrande e cheio de emoção, que apesar de o mundo estar "globalizado" e de se falar com o amigo que está em SAIPAN via NET e comum, quem tem o verdadeiro sangue de radioamdor aidna vibra com cada contato DX, que com essa interação entre os povos no radioamdorismo é real, aonde vc vê um Iraniano conversando com um Americano, um Japones com Chines e ainda todos vibrando com a oportunidade.
Conhecer o mundo geograficamente na cabeça, saber de cor aodne fica o que e até a direção a tomar pela antena, desenvolver-se em novos idiomas exercitar o seu pátrio e a falar em público, aprender sobre eletrõnica, propagação de ondas, leis da fisica, aplicar a matemática e a trigonometria, desenvolver conhecimentos sobre o clima, sobre sua regiçao, conehcer o local exato aonde o sinal de um radio poderá chegar, projetar novos equipamentos, montá-os e se divertir com eles, apreciar o movimento da propagação das ondas em HF, saber exatamente aonde e qyue horas vou poder fazer o cotnato com aquela região, isso tudo na parte cultural fora ainda a parte social do velho jargão de "Com o radio voce nunca estará só".
Com tuodo esse "preparo" na hora das catástofes se estivermos prontos seremos sempre a rede reserva de comunicações mais confiavel que existe, assim foi recentemente no WTC, em Noronha, e aqui perto de casa ( Região Serrana).
Temos que sair para a rua e trabalhar com field days, com operações em escolas e universidades, usar a midia, divulgar contestes e equipes competidoras em contestes como no esporte, apareer para a população com a parte boa do Hobby, que voltando a história do Legado, era proibido em algumas gerações passadas, só que o tempo passou, a tecnoligia avançou e sobrevivemos, mais sem trabalho sermos destruidos sim pela nossa criptonita.
Bom eu já coloquei pelo menos uns 10 radiomadores no hobby, se pelo menos cada um de nós colocasse mais 1 em cada ano em 5 anos estariamos pertinho do nosso 1 milhão de radioamdores no Brasil heheh
A todos pensem nisso e comecem a se mexer na sua região e quem sabe ai sim com a divulgação e com a captura de novos adeptos ai sim o CW possa ser tratado como um problema apra a promoção de classe.
Obrigado para quem leu até aqui, pois realmente exagerei na empolgação
73´s
FÁBIO PY1ZV RIO DX GROUP TEAM // PR1T TEAM \\ ARAUCÁRIA MEMBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário