domingo, 26 de fevereiro de 2012

GALERIA DE HONRA


GALERIA DE HONRA
EX-PRESIDENTES DA LABRE/RN
Inaugurada em 03 de setembro de 2005
Clik aquí para ver a foto da galeria de honra.
Filho do primeiro presidente da LABRE/RN, sem condições de comparecer, envia mensagem aos presentes
Filho do primeiro presidente da LABRE/RN, sem condições de comparecer, agradece CD da inauguração 1 2
Filho do primeiro presidente da LABRE/RN, faleceu em 11-02-2010
Kleber Rolim Pinheiro, (2º Presidente da LABRE/RN) impossibilitado de comparecer, agradece convite
 
OBS: Veja também a galeria de honra da LABRE e a galeria da Comenda da Ordem do Mérito do Radioamador
OBS: Atualizada em 28/05/2010

Amigos do Pica-Pau Radioamador

Amigos do Pica-Pau Radioamador

Grato pela visita!

08:30 AM, 7/1/2012







GRID LOCATOR - GI27pn
Lat: 2° 25'  27.78" S
Long: 54°  42'  44.53" W
 Através destas páginas, eu pretendo informa-lo sobre algumas acões do radioamadorismo. O meu indicativo é: PY8MGB, sou radioamador desde o ano 2000 e ao longo desses anos uma grande quantidade de conhecimentos me foi repassado pelos colegas radioamadores. Espero que através dos artigos de meu blog, eu possa transmitir-lhe um pouco do que aprendi...

Você sabe o que é Radioamador

08:08 AM, 7/1/2012
 O Radioamador é a pessoa habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação de rádio, nas freqüências delimitadas pelos órgãos governamentais competentes para tal, no Brasil está a cargo da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, seguindo padrões mundias da UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade.
radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais. Além dos "bate-papos" e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões, por exemplo, no interior da Amazônia ou da Savana Africana. Algumas dessas modalidades utilizam-se do Código Fonético Internacional e do Código Q em sua comunicação que é muito utilizada por radioamadores no mundo inteiro em troca de informações e mensagens, tanto em curtas quanto em longas distâncias. Além dos operadores de estações amadoras de radiocomunicação, estes códigos são utilizados por serviços diversos, tanto civis quanto militares, 
No mundo, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas tecnologias. Os radioamadores desenvolveram a base da radiocomunicação desde seu início, se não fossem as técnicas desenvolvidas pelos radioamadores a internet, por exemplo, não existiria, ou demoraria muito mais para ser desenvolvida. Outros avanços que ocorreram graças ao radioamadorismo foram na área da radiocomunicação, como a telefonia celular, o Radar, o sistema de transmissão de dados via microondas e até mesmo o sistema de fornos de microondas.
Os sistemas de telefonia celular partem do mesmo princípio das estações repetidoras que são utilizadas pelos radioamadores, este sistema trabalha em duas frequências diferentes (600 kHz para a faixa de 2 metros), uma para recepção e outra para a transmissão, só que as estações que fazem esta função na faixa de radioamador utilizam uma freqüência por vez (sistema simplex) ao passo que as destinadas à telefonia celular utilizam duas ao mesmo tempo (sistema duplex ou full-duplex), uma para quem fala e outra para quem escuta. Obviamente que hoje as famosas ERBs (Estação Radio Base) de telefonia celular utilizam um sistema muito mais evoluído que o descrito, porém a essência do funcionamento é o mesmo.

Existem no mundo muitos tipos de radioamadores, aqueles que procuram ter uma estação de radiocomunicação com intuito de adquirir conhecimento em diversos ramos da ciência, pois, para se ter uma estação de rádio é necessário dominar diversos ramos do conhecimento tecnológico e científico, alguns são: a Eletricidade, a Eletrônica, a Mecânica, incluindo a Matemática e a Física em modo geral, para os aficcionados em comunicados a longa distância, chamados de DX, destacam-se o conhecimento da Meteorologia, da Astronomia, além de conhecimentos de Geografia, dentre outros ramos do conhecimento. Muitos profissionais das mais diversas áreas nasceram a partir de estudos feitos no radioamadorismo.
A oportunidade de se comunicar com outros colegas radioamadores de todas as partes do mundo por meio de uma estação de rádio traz muitas alegrias, por permitir a integração entre pessoas de diversas culturas e países.
O principal objetivo do radioamador é o aprimoramento de sua estação de rádio através da melhoria constante de seus equipamentos eantenas, o radioamador utiliza as ondas de rádio como meio de propagação de seus comunicados, bem como o estudo da propagação de ondas no espaço, a reflexão ionosféricareflexão lunar, estudos do espectro de radiofreqüência em geral, aspectos geográficos em radiocomunicação.
Distribuídos por todo o mundo, até 2004 havia mais de 3 milhões, sendo 30% nos Estados Unidos da América. Os radioamadores desempenham um serviço que a legislação internacional define como sendo de auto-aprendizagem, intercomunicações e pesquisas técnicas, realizadas por pessoas devidamente autorizadas, que se interessam pela radiotécnica com objetivos estritamente pessoais, sem fins lucrativos.
 

Comunicações de emergência de Radioamador

03:46 PM, 18/12/2010
 
 
O Radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.
Nas grandes catástrofes os meios modernos de comunicações não funcionam, não tem Internet, Telefone e nem energia elétrica. É quando entram em operação os radioamadores por ser este um serviço que é suprido pelos seus próprios meios, tem uma rede mundial e para seu funcionamento independe de qualquer outro meio, como por exemplo satélite etc...
 
The International Amateur Radio Union
Convenção de Tampere
O que este tratado internacional significa para Comunicações de Emergência fornecidos pelo Serviço de Radioamador
Em junho de 1998, a Primeira Conferência Intergovernamental sobre a emergência de Telecomunicações (ICET-98), em Tampere, na Finlândia, e aprovou por unanimidade a Convenção de Tampere sobre a Provisão de Recursos de Telecomunicações para a Mitigação de Desastres e de Operações de Socorro . Após a ratificação da inicial, não vinculativo assinaturas ou a adesão direta a esse tratado internacional, o número necessário de 30 países, este tratado internacional entrou em vigor em 08 de janeiro de 2005.
A Convenção de Tampere fornece o quadro para a utilização un impedida de todos os meios disponíveis e adequados das telecomunicações ao serviço de assistência humanitária internacional. Os Estados signatários da Convenção decidiram eliminar as barreiras regulamentares, tais como exigências de licenciamento e as restrições de importação e de prescindir das taxas relacionadas com a maior extensão possível. Enquanto só os Estados podem ser partes no tratado, que beneficia todos os parceiros de ajuda humanitária internacional, incluindo as partes não-estatais, como organizações não-governamentais (ONGs) e empresas do setor, mesmo privado.
A Convenção de Tampere, portanto, também abrange a prestação de assistência de emergência do Serviço de Radioamador. Não ignorar os regulamentos nacionais, mas os países que são partes na Convenção tenham tomado as medidas necessárias para facilitar a importação e utilização de equipamentos de telecomunicações em caso de catástrofes. Na prática, isso significa que a operação em um desastre afetou país continua a ser sujeitos aos regulamentos nacionais e internacionais aplicáveis, tais como freqüência e chamar atribuições sinal, mas que importam e equipamentos de rádio utilização será autorizada sem restrições adicionais ou procedimentos morosos.
Recursos
http://www.itu.int/ITU-R/index.asp?category=information&rlink=emergency&lang=en
A UIT realizou parcelas significativas da edição de 2005 do Manual de Emergência de Telecomunicações disponível para download gratuito em Inglês, Francês e Espanhol. Ir para
http://www.itu.int/ITU-D/emergencytelecoms/publications.html
http://www.itu.int/ITU-D/emergencytelecoms/index.html
http://www.itu.int/itu-d/youth/emergency_telecommunications/basic_course/

O que é Serviço de Radioamador?

09:06 PM, 25/10/2010

  

O que é preciso para ser radioamador?

08:58 PM, 25/10/2010
 Para ser  Radioamador é necessária a realização de testes e avaliação da capacidade operacional e técnica para operação da estação, devendo o candidato procurar os Escritórios/Unidades Operacionais da Anatel (endereços encontrados em http://www.anatel.gov.br) ou as Diretorias do LABRE (Liga Brasileira de Radioamadores), nas capitais dos Estados.Para fazer os testes, o interessado deve consultar o endereço eletrônico da Anatel(http://sistemas.anatel .gov. br/SEC), seus Escritórios Regionais, suas Unidades Operacionais ou, ainda, as Diretorias da LABRE (Liga Brasileira de Radioamadores),nas capitais dos Estados, para verificar o calendário anual de realização de testes para obtenção do Certificado de Operador de Estação de Radioamador– COER.

Condições de execução do Serviço de Radioamador:

http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/biblioteca/resolucao/2006/Anexo_res_449_2006.pdf
http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?caminhoRel=Cidadao-Comunica%E7%F5es%20Via%20R%E1dio-Radioamador&codigoDocumento=10244
 Procedimentos para obtenção do Certificado de Operador de Estações de Radioamador - COER
 
Apostilas com questões de matérias exigidas, das quais deverão ser selecionadas para o exame de radioamador:
 
 
- Radioamador Classe-C.
 
- Radioamador Classe-B
- Radioamador Classe-A:

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE RADIOAMADOR.
 
PRIMEIRO PASSO: Cadastrando-se no site da Anatel.
 
ATENÇÃO: Este passo só será necessário caso você ainda não possua seu cadastro no site da ANATEL. Se você já for cadastrado pule direto para SEGUNDO PASSO, mais abaixo.
1- Acesse o site da ANATEL: www.anatel.gov.br
2- Clique em “SISTEMAS”;
3- Clique em “SITARWEB”;
4- Clique em “SEC - SISTEMA DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DE RADIOOPERADOR” (irá aparecer uma tela pedindo identificação e senha).
5 – Clique em “AINDA NÃO SOU CADASTRADO
 
 Para registrar-se:
 
6 – Informe seu CPF e Clique em “confirmar”;
7 – Informe os dados solicitados e lembre-se de colocar um e-mail válido, pois é neste e-mail que você receberá a sua senha (e-mail válido é aquele que realmente existe e está funcionando normalmente)
8 – Agora vá até sua caixa de e-mail e verifique a senha que a ANATEL lhe enviou.
Guarde-a sempre, pois será necessário para qualquer procedimento junto ao site da ANATEL daqui por diante;
9 – Se achar conveniente, entre no SITE DA ANATEL e faça a troca da senha por uma que seja melhor para sua memorização.
 
SEGUNDO PASSO Fazer inscrição
 
1 - Acesse o site da ANATEL: www.anatel.gov.br
2 - Clique em “SISTEMAS”;
3 - Clique em “SITARWEB” na lista que aparece;
4- Clique em “SEC - SISTEMA DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DE RADIOOPERADOR”;
5 – Informe seu CPF e sua senha;
6 – Clique na opção “INSCRIÇÃO”;
7 – Clique na opção “INCLUIR”;
8 – Aparecerá seu CPF e a opção do estado em que você deseja realizar a prova.
9 – Escolha a Categoria (classe) para a qual você deseja prestar prova, A, B ou C;
10 – Clique no Botão “confirmar”;
11 – O sistema abrirá uma tela com várias datas disponíveis para realização de
provas. Escolha a data desejada clicando sobre ela;
12 – O Sistema lhe perguntará antes de confirmar se você deseja realmente marcar a prova para a data escolhida. Confirme clicando em “OK”;
13 – Você poderá visualizar a prova que foi agendada. Para isso entre na opção “INSCRIÇÃO”, depois clique em “CONSULTAR” e por fim clique em “CONFIRMAR”.

Aprenda o Código Morse

08:48 PM, 25/10/2010
                                                     
Aprender o código Morse é como aprender qualquer língua. Você tem que praticar, praticar e praticar. Reunimos no caminho para se tornar um  radioamador, alguns recursos para ajudar você a começar  Classe-B   ou  Classe-A.

A primeira coisa que você precisa fazer é  decorar o Alfabeto Morse, e para fazer isto você deve imprimi-lo e carrega-lo com você, e  estuda-lo no seu tempo livre.

 
Como você pode observar, o Código Morse é formado de pontos e linhas. O ponto você diz: DI, a  linha você diz: DA.
Por exemplo:
                       letra A   você diz: DI  DA
                       letra B   você diz: DA  DI  DI  DI
                       letra C   você diz: DA DI DA DI
 
Consiga um manipulador com oscilador ou cigarra, e comece a praticar!     
 
 
                                           
                                   
 
                           





Como montar sua estação de rádio

08:40 PM, 25/10/2010
 
 
A Estação de Radioamador é um conjunto de equipamentos, aparelhos, instalações específicas podendo também ser portátil, necessários a execução do Serviço de Radioamador.
O primeiro passo é obter o COER (Certificado de Operador de Estação de Radioamador), que é o documento expedido pela Anatel à pessoa física que tenha comprovado ser possuidora de capacidade técnica para operar estação de radioamador.
O passo seguinte é obter a Licença para Funcionamento de Estação de Radioamador. que é o documento que autoriza a instalação e o funcionamento de estação do serviço de radioamador, com o uso das radiofreqüências associadas, e também nesse documento o seu Indicativo de Chamada, que é a característica que identifica uma estação o que será usada pelo radioamador no início, durante e no término de suas emissões em comunicados.
Você terá diversas opções de equipamentos, antenas e demais acessórios, desde os mais simples aos mais sofisticados. Caso tenha obtido licença de classe-C (Iniciante), você ficará limitado a operar apenas nas faixas regulamentares destinadas a essa classe.
Uma outra opção muito interessante é a de partir para a montagem de seu próprio equipamento. Existe muita literatura sobre projetos de equipamentos na Internet. Algumas empresas, como a americana Elecraft, disponibilizam equipamentos sob a forma de Kit para montagem.
Os equipamentos básicos para começar uma estação são:
         a)-Transceptor de Rádio;
        b) -Fonte de alimentação 13,8v;
        c) -Antenas específicas para as faixas de operação de seu rádio.
É regulamentar que você mantenha um registro diário de seus comunicados, contendo as seguintes anotações:
       1- Prefixo da estação contatada;
       2- Nome do operador;
       3- Hora (UTC), dia mês e ano;
       4- Freqüência utilizada;
       5- Modalidade de transmissão;
       6- Qualidade de sinais (RST).
Essas informações também devem ser anotadas no seu Cartão QSL, que será enviado pelos Correios ou pela Labre como cortesia a seu colega radioamador, que será útil também na comprovação de contatos para obtenção de diplomas.
O cartão QSL poderá ser criado e impresso por computador ou gráfica, ou ainda podendo ser adquirido nas Labres ou clubes de Radioamadores a um custo menor.
Estima-se que dois milhões de pessoas em todo o mundo estão regularmente envolvidas com o radioamadorismo.
O terno “amador” não implica uma falta de habilidade ou qualidade, mas sim que esses operadores não trabalham como funcionários no setor governamental ou comercial.
Ao contrário de outros utilizadores do aspectro de RF, os radioamadores podem construir ou modificar equipamentos de transmissão para uso próprio dentro do aspectro de radioamadorísmo, sem a nescessidade de certificação.
Os radioamadores devidamente licenciados podem utilizar qualquer frequencia em suas respectivas bandas e equipamentos de alta potência desde que cumpram determinados parâmetros técnicos.
Os radioamadores no Brasil como nos Estados Unidos podem pedir para serem registrados como auxiliar Militar, que uma vez aprovados e treinados, em caso de emergência também podem operar em frequencias militares em apoio moral ao tráfego de mensagens dos serviços militares.
 
 
           

O que é RTTY?

08:17 PM, 25/10/2010
  
Radioteletipo (RTTY) é um sistema de telecomunicações constituída  por computadores pessoais (PCs) rodando software ligados por rádio. É um modo de transmissão usado para transmitir mensagens de texto. Utiliza FSK ou tipos de emissão AFSK. Principalmente utilizado para comunicações de teclado para o teclado.

O que é SSTV?
 
 
 
A palavra SSTV é a abreviatura da denominação inglesa "Slow Scanning Television" que em português significa "Televisão de Varrimento Lento", pois ao contrário das emissoras de televisão comerciais que usam varrimento rápido para compor a imagem, (o que permite que vejamos os movimentos em tempo real). Em SSTV, como é usado o varrimento lento, para que possamos ver a imagem são necessários alguns segundos. Este modo permite a transmissão de imagens totalmente coloridas através de transmissores de rádio. As cores da imagem são transformadas em sinal de áudio. Cada imagem tem 256 linhas, cada uma delas é transmitida 3 vezes (as 3 cores RGB). O tempo para envio de uma imagem é de cerca de 2 minutos.
Equipamentos necessários para montar uma estação de SSTV
Quase todos equipamentos já existem no "shack" do radioamador moderno, senão vejamos:
 
·         Um transceptor de HF (SSB) ou de VHF/UHF (FM);
·         Um computador (podendo ter ou não kit de multimédia);
·         Um programa para SSTV;
·         Uma interface de construção caseira (no caso do computador não possuir placa de som).
·         Uma placa de som.
 
É importante observar que o transceptor de HF deve ter ótima estabilidade de frequência, de preferência deve ser sintetizado.
 
Que programas devo usar para fazer SSTV?
 
A maioria dos programas foram desenvolvidos por radioamadores. Existe uma grande quantidade deles, tanto para o DOS quanto para Windows e ultimamente para Linux. Alguns usam uma pequena placa de construção caseira (interface) para fazer a "comunicação" do computador com o transceptor e vice-versa. Outros, mais modernos, usam a própria placa de som do computador, dispensando a confecção do interface.
Os programas principais existentes são então divididos em dois grupos, um grupo que usa placa de som e outro que usa um interface.
 

Competições nacionais e internacionais de radioamadorismo

08:08 PM, 25/10/2010



 
                   
 Alguns Certificados de competições Internacionais de PY8MGB e seu Call Special PX8XL:

 

Competições Nacionais:

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

RADIOAMADORISMO & CW

 RADIOAMADORISMO & CW
Nas decadas passadas eramos um meio de comunicação para vizinhos que não dispunham de telefones fixos, éramos pessoas distintas e com reconhecimento pela sempre boa vontade de ajudar, eramos sempre solicitados para ajudar em momentos de crise ou catastrofes ou mesmo estavamos presentes pois sometne vias nossos radios era possível ter NOTICIAS das regiões isoladas nesses eventos.
Ter um vizinho radioamdor era segurança para todos, era certeza de conseguir um remédio importado ou de poder achar um aprente distante, sempre tinhamos serviços a oferecer.
A um tempo atraz um pouco mais recente, eramos os únicos que falavmos sem fio com "pequenos" aparelhos ate de nossos carros, repetidores lincados com a rede telefonica era uma das azeitonas da empada de muito poderoso que se tornava radioamdor para utilizar dessa "facilidade" e falar com a familia, muitas familias eram todos radioamdores para poder usar também desta tecnologia que até então era somente nossa...
O tempo passou, o mundo evoluiu, e esses nosos serviços quase todos foram "engolidos" pela internet e pelo celular,
Com a entrada do Celular houve uma grande queda no número de radioamdores no VHF e no geral, com a libertação dos fios pelo celular, essa revolução entrou como uma bomba e sobrevivemos.
A Internet Roubom nosso estátus de serviço aos vizinhos, e recentemente com o ICq, depois MSN, Skype, google talks, e mais recentemente coma s redes sociais, hoje quando pensam em ajudar a uma catastrofe com donativos ninguém pensa mais no radio amador para divulgar nas demais regiões, vai todo mundo para o Facebook ( vide jan/2011), porém ainda sobrevivemos, e diferente do caso do celular, não estamos perdendo em números de radioamdores pelo contrário estamos crescendo.
Sabe, começo a achar que o radioamadorismo e IMORTAL!! rsrs, mais não é, a nossa "criptonita" esta escondida dentro de nós mesmos, pois a única coisa que pode destruir o radioamdorismo somos nós mesmos, com a morosidade, com a apatia, com a falta de trabalho.
Com meu respeito aos radioamdores mais antigos, recebemos um legado terrível das gerações passadas de radioamadores que, sem a menor intensão de o fazer, fecharam as portas e elitizaram o serviço, pois na época era realemnte um "serviço de elite" e para entrarmos nele deveriamos no mínimo ser indicado,(assim como em uma sociedade secreta rsrs), muitos tiveram vantagens pessoias sendo radioamdor, sendo presidentes de associações, sendo representantes ou mesmo sendo somente radioamador pois detinha o poder da comunicação, e não desejavam que esse poder fosse distribuido.
Alguns abnegados tomaram o caminho diferente e foram visionários divulgando o Hobby e dando maior popularidade, mais eram minoria.
A geração seguinte a essa resolveu fazer o contrário, pois já que fechar as portas não deu certo vamos então abbrir e popularizar a qualquer custo, fazer o milagre brasileiro da multiplicação dos radioamdores, assim estaremos salvando da extinção... (já estava no radio nessa época no finalzinho mais já estava rsrs).
Ai foi a verdaderia "ABERTURA DA PORTEIRA" aonde passou de tudo, aonde encontramos de tudo aodne as "exigencias" ficaram para segundo plano, período aonde tudo era válido para que o radioamdorismo não acabe, ate mesmo chops duplos, provas sem provas etc... período negro não?
Na verdade a nossa história se confunde com a história da nossa democracia, saimos da Censura para liberdade e da liberdade para libertinagem, crescendo e aprendendo, so não podemos e deixar que o passado seja esquecido pois nosso erros e acertos nele presentes mantém o nosso aprendizado, se o esquecemos tudo vai embora junto.
Depois de muito devaneio e um pouco da história ( boa parte dela não vivenciei somente escutei), usei um pouco dessas informações apra situar os mais novos e que aidna não conhecem o passado politico do radioamdorismo, possam também tomar conhecimento dessas passagens, apra que não fiquem achando que a exclusão do CW vai ser a salvação, nem ela nem nada disso resolvera esse nosso legado de falta de trabalho de divlgação, de portas fechadas e de libertinagem.
O que temos que fazer e arregaçar as mangas e mostrar que o radioamdorismo ainda está vivo e atuante, que é um hobby vibrande e cheio de emoção, que apesar de o mundo estar "globalizado" e de se falar com o amigo que está em SAIPAN via NET e comum, quem tem o verdadeiro sangue de radioamdor aidna vibra com cada contato DX, que com essa interação entre os povos no radioamdorismo é real, aonde vc vê um Iraniano conversando com um Americano, um Japones com Chines e ainda todos vibrando com a oportunidade.
Conhecer o mundo geograficamente na cabeça, saber de cor aodne fica o que e até a direção a tomar pela antena, desenvolver-se em novos idiomas exercitar o seu pátrio e a falar em público, aprender sobre eletrõnica, propagação de ondas, leis da fisica, aplicar a matemática e a trigonometria, desenvolver conhecimentos sobre o clima, sobre sua regiçao, conehcer o local exato aonde o sinal de um radio poderá chegar, projetar novos equipamentos, montá-os e se divertir com eles, apreciar o movimento da propagação das ondas em HF, saber exatamente aonde e qyue horas vou poder fazer o cotnato com aquela região, isso tudo na parte cultural fora ainda a parte social do velho jargão de "Com o radio voce nunca estará só".
Com tuodo esse "preparo" na hora das catástofes se estivermos prontos seremos sempre a rede reserva de comunicações mais confiavel que existe, assim foi recentemente no WTC, em Noronha, e aqui perto de casa ( Região Serrana).
Temos que sair para a rua e trabalhar com field days, com operações em escolas e universidades, usar a midia, divulgar contestes e equipes competidoras em contestes como no esporte, apareer para a população com a parte boa do Hobby, que voltando a história do Legado, era proibido em algumas gerações passadas, só que o tempo passou, a tecnoligia avançou e sobrevivemos, mais sem trabalho sermos destruidos sim pela nossa criptonita.
Bom eu já coloquei pelo menos uns 10 radiomadores no hobby, se pelo menos cada um de nós colocasse mais 1 em cada ano em 5 anos estariamos pertinho do nosso 1 milhão de radioamdores no Brasil heheh
A todos pensem nisso e comecem a se mexer na sua região e quem sabe ai sim com a divulgação e com a captura de novos adeptos ai sim o CW possa ser tratado como um problema apra a promoção de classe.
Obrigado para quem leu até aqui, pois realmente exagerei na empolgação
73´s
FÁBIO PY1ZV RIO DX GROUP TEAM // PR1T TEAM \\ ARAUCÁRIA MEMBER

O PRIMEIRO RÁDIO NO BRASIL


O PRIMEIRO INDUSTRIAL DO RÁDIO NO BRASIL (Roberto M. Rodrigues, PY8JS) Nos anos de 1923 e 1924, o fabricante de peças de rádio era a pessoa mais importante para os poucos radioamadores existentes no Brasil. Em nosso pais não existia nenhum. Tínhamos que depender dos fabricantes estrangeiros, aos quais os radioamadores escreviam constantemente solicitando peças para a montagem de seus equipamentos. Quando podiam, fabricavam suas próprias peças, enrolando a mão bobinas em fundos de cestos, entre 7 pregos espetados numa tábua. Na improvisação, valia tudo. Na rua Barão de Itapetinga, n. 33, em São Paulo, existia a Casa Tonglet, de propriedade de um francês, especializada em artigos para automóveis. Ali faziam ponto os radioamadores paulistas, para conversar e chorar suas mágoas pela falta de peças fabricadas no Brasil. Certo dia, o francês Vicaud, dono da loia, pôs mãos à obra. Resolveu fabricar ele mesmo algumas das peças que aqueles abnegados radioamadores buscavam. Apareceu, então, no mercado, os "terminais" para ligações, de fabricação brasileira. Havia surgido o primeiro industrial do rádio no Brasil. Do livro "Radiomadorismo o mundo em seu Lar", p 111

PARABÉNS PELO SEU DIA!!!

Amigo Radioamador - PARABÉNS PELO SEU DIA!!!

Landell de Moura - Pioneiro das Telcomunicações no Brasil
Hoje, comemoramos uma data muito especial: O Dia Mundial do Radioamador que é comemorado pela IARU em 18 de abril de cada ano.
Os radioamadores são verdadeiros representantes de seu país, promovendo a imagem do mesmo lá fora, para eles não existem barreiras éticas, religiosas, etárias, ideológicas, ou de naturalidade. Uma relação internacional de amizade e cordialidade é o lema do radioamadorismo .
A experiência do radioamadorismo é responsável pelo melhoramento de várias tecnologias e serviços presentes em nosso cotidiano, a exemplo dos sistemas de radiocomunicação empresarial, a telefonia celular e até mesmo o sistema de forno de microondas.
Além do papel tecnológico, o radioamadorismo também desempenha uma função social. São muitos os relatos de pessoas ajudadas durante tragédias naturais, como as de Nova Friburgo no RJ, seqüestros e até mesmo na localização de veículos roubados.
Por esses e muitos outros motivo nossa homenagem a todos os Radioamadores, Parabéns!